Educação do Campo por alternância e prática profissional dos técnicos em agropecuária. Um estudo de caso no CEFFA Rei Alberto I

Antonio Carlos Frossard, Renato Linhares de Assis, Lia Maria Teixeira de Oliveira

Resumo


O Este projeto tem objetivos gerais o de  conhecer a trajetória formativa e pratica profissional dos estudantes egressos do CEFFA Rei Alberto I; observar e relatar a existência de inovações que permitam a prática de uma agricultura de base ecológica; identificar os agentes contribuíram com a difusão dessas possíveis técnicas e avaliar o papel da escola na articulação dos agentes formativos e na difusão destes saberes.

O estudo requer ainda, a título de objetivos específicos, uma revisão bibliográfica sobre a formação da agricultura familiar no Brasil e na Argentina e a contextualização do Campo de Pesquisa neste cenário; uma análise sobre a Pedagogia da Alternância e a e seu relacionamento com a com a Teoria Tripolar de Pineau e as contribuições ‘saber fazer’ dos técnicos; a agrário Brasil X Argentina. Por fim, analisar como o CEFFA Rei Alberto I tem contribuído para a introdução das inovações na prática da agricultura familiar e a relação disso com a Teoria Tripolar: quais contribuições da família, da escola, do meio social, da autoaprendizagem, do meio físico etc. para a prática profissional dos Técnicos.

Para tanto, será utilizado questionário fechado para a caracterização social, cultural e econômica do público de pesquisa e questionários abertos, análise documental, visitas às famílias e as empresas onde atuam profissionalmente. Assim, a meta é entrevistar e analisar a atuação de 50% dos egressos em um primeiro momento e selecionar 10% deste público para a análise mais detalhada.

 

Data para apresentação: 18 e 19/10/2011


Palavras-chave


Agricultura Orgânica

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.