Pedagogia da Alternância e Agroecologia: caminhos para o desenvolvimento rural sustentável

Sandro Oitaven, Renato Linhares de Assis, Lia Maria Teixeira de Oliveira

Resumo


As primeiras propostas da Pedagogia da Alternância na América Latina para educação no campo datam de 1968. Ao longo da sua expansão pelo continente, os objetivos pedagógicos acompanharam as diversas mudanças ocorridas no campo, principalmente com o advento da Revolução Verde e a intensificação na utilização de agroquimicos pela agricultura industrial. Tais mudanças pressionaram a base dos recursos naturais, afetou a biodiversidade e trouxe conseqüências sociais relacionadas com o acesso a terra e demais recursos produtivos. Como contraponto às conseqüências negativas da implementação do modelo industrial na agricultura, atualmente é perceptível o aumento da demanda no meio rural por praticas agrícolas sustentáveis. Nesta perspectiva, a Agroecologia concebida como saber ambiental do campo da complexidade emergiu como ciência interdisciplinar que resgata os saberes tradicionais, dialogando as ciências da sociedade e da natureza com os demais saberes culturalmente produzidos. Assim, este trabalho tem como propósito apresentar as afinidades e as convergências das propostas e dos objetivos da Alternância com a Agroecologia e como ambas pode contribuir para o desenvolvimento rural sustentável das comunidades localizadas, principalmente, no entorno dos centros de formação. Com isso, a partir de uma reflexão teórica, entende-se que a Agroecologia e a Pedagogia da Alternância apresentam propostas com objetivos e desafios complementares, que podem potencializar a consecução do desenvolvimento rural sustentável das comunidades rurais.

Datas para apresentação: 17/10 segunda e 19/10 quarta.


Palavras-chave


Agricultura Orgânica

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