Variação na estrutura do dossel de pastagens fertilizadas com N ou consorciadas com Macrotyloma axillare cv. Java ao longo das estações do ano em Seropédica, RJ.

Segundo Urquiaga

Resumo


Categoria: Mestrado                                                                 

Variação na estrutura do dossel de pastagens fertilizadas com N ou consorciadas com Macrotyloma axillare cv. Java ao longo das estações do ano em Seropédica, RJ.

1João Guedes Borré, 2Israel Oliveira Ramalho, 3Bruno Grossi Costa Homem, 4Lucas Nacif Paes, 5Robert Oliveira Macedo, 6Segundo Urquiaga.

 1Mestrando em Agronomia-Ciência do Solo, UFRRJ, joaoborre@hotmail.com; 2Doutorando em Agronomia-Ciência do Solo, UFRRJ, israelurffrj@gmail.com; 3Pós- Doutorado FUNARP, EMBRAPA Agrobiologia, grossizoo@hotmail.com; 4Graduando em Agronomia, UFRRJ, lucasnacifpaes@hotmail.com; 5Professor DeptNAP- Departamento nutrição animal e pastagens (IZ), UFRRJ, robertoliveira1@yahoo.com.br; 6Pesquisador, Embrapa Agrobiologia, segundo.urquiaga@embrapa.br.   

Em sistemas de produção animal à pasto, o desempenho animal é regulado pelo consumo de forragem que está diretamente relacionado a estrutura do dossel. O uso de fertilizante nitrogenado ou consórcio com leguminosas podem modificar a estrutura do dossel juntamente com as variações climáticas. O objetivo foi avaliar as alterações na estrutura do dossel da pastagem ao longo das estações do ano. O experimento foi conduzido durante 21 meses e divididos em quatro estações: Águas 1 e 2, Seca 1 e 2 na área experimental da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), sendo constituído por 12 piquetes de 1 ha cada. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados. Os tratamentos foram: Urochloa brizantha cv. Marandu fertilizada com 150 kg de N ha-1 (N-fert), Marandu sem fertilização nitrogenada (Ctrl) e Marandu consorciada com Macrotyloma axillare cv. Java (Cons). Os animais utilizados foram novilhos da raça Nelore (peso médio de 550 ± 35 kg). As coletas de massa de forragem (MF) foram realizadas há cada 28 dias. A MF verde foi considerada a massa de folha e a de colmo. A MF total foi a soma da MF verde e a MF material morto. Os dados foram analisados pelo PROC MIXED do SAS (p<0.05). A MF total e MF de material morto foram superiores no tratamento N-fert, quando comparados ao Cons e Ctrl (p<0.0001). A MF verde foi maior no tratamento N-fert seguida do Cons e Ctrl (p<0.0001). Valores mais elevados da relação MF verde: MF morto foram encontrados no Cons (p<0.0001). Quanto as estações do ano, a MF total apresentou maiores valores no período Águas 1 (p<0.0001). A MF verde foi superior na estação Águas 2 em relação a Seca 2 (p<0.0001). A MF de material morto seguiu o mesmo padrão da relação MF verde: MF morto, apresentando maior valor no tempo Águas 1 seguido da Seca 1 e 2 (p<0.0001). A estrutura do dossel varia em decorrência da fonte de N disponibilizada no sistema juntamente com as mudanças climáticas ao longo do ano.  

Palavras Chave: consórcio, Macrotyloma axillare e dossel forrageiro  


Palavras-chave


consórcio, Macrotyloma axillare e dossel forrageiro

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.