Avaliação da eficiência de recuperação de nitrogênio contido em diferentes protótipos de fertilizante orgânico N-verde

Gabriel Alves Botelho de Mello, Ednaldo da Silva Araújo, Maria Elizabeth Fernandes Correia

Resumo


O presente trabalho teve como objetivo avaliar a eficiência de recuperação de nitrogênio contido no fertilizante orgânico N-verde confeccionado a partir de biomassa de parte aérea Gliricídia sepium. Foram avaliados oito protótipos de N-verde processados de diferentes formas, N-verde folha + caule (T1), N-verde compostado 5 dias (T2), N-verde compostado 15 dias (T3), N-verde compostado 30 dias (T4), N-verde compostado 90 dias (T5), N-verde compostado 120 dias (T6), N-verde folha (T7), N-verde fermentado 30 dias (T8), esses protótipos foram comparados com o fertilizante orgânico farelo de mamona (T9).

Foram realizados dois bioensaios com duração de 28 dias cada, em casa de vegetação da Embrapa Agrobiologia, em novembro de 2021 e maio de 2022, de acordo com Leal et al., 2010. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado, com 4 repetições e a cultura usada foi o milheto. As variáveis analisadas foram Massa Seca da Planta (MSP) e Nitrogênio Recuperado (NR).

Os menores acúmulos de MSP foram verificados em T4 e T5, sendo estes iguais entre si. Os melhores resultados de NR foram observados nos tratamentos T9 e T7 nos dois experimentos. T1, T2, T3 e T8 não apresentaram diferenças entre si e T6 diferiu de todos os demais tratamentos. Os menos eficientes para NR foram os tratamentos T4 e T5 em ambos os estudos. Provavelmente esses resultados de baixa acúmulo de massa seca e eficiência de recuperação de nitrogênio pelas plantas de milhetos nos tratamentos T4 e T5 decorram do fato que estes protótipos de fertilizante foram confeccionados com biomassa de gliricídia durante o período de compostagem, onde o N pode não estar disponível para as plantas.

Podemos concluir que a utilização de biomassa de parte aérea de gliricídia processada de diferentes formas originam distintos fertilizantes nitrogenados para usos específicos no manejo da adubação orgânica e pode ser uma fonte promissora de matéria prima para confecção de fertilizante nitrogenado orgânico.


Palavras-chave


Biomassa vegetal; Fertilizante orgânico; Agricultura agroecológica.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.