Influência da vegetação espontânea na população de insetos fitófagos em cultivo orgânico de feijão-de-vagem (Phaseolus vulgaris L. – Fabaceae)

Douglas da Silva Ferreira, Thailla Maria Costa Lisboa, Marcelo Perrone Ricalde, Janaina Ribeiro Costa Rouws, Alessandra de Carvalho Silva

Resumo


O feijão-de-vagem (Phaseolus vulgaris L.) é uma planta com alto valor comercial, hospedeira de diversos insetos fitófagos, alguns com status de praga. O presente trabalho objetivou levantar os insetos fitófagos associados à vagem var. Novirex, cultivada sob sistema orgânico de produção, na presença de ilhas de vegetação espontânea (VE). O experimento foi realizado no Módulo de Produção Intensiva de Hortaliças, na Fazendinha Agroecológica Km 47, Seropédica, RJ. Foram avaliados dois canteiros distanciados 10 m, onde foram distribuídos 14 pontos amostrais por canteiro, com 1m2 cada, onde dois pontos (4 e 11) continham VE e estavam distanciados dos demais por 2, 5 e 10 m, em ambos os lados da VE. O levantamento ocorreu no período de 07 de julho a 15 de agosto (canteiro 1) e de 13 de julho a 25 de agosto (canteiro 2), com data inicial aos 30 e 21 dias após o plantio, respectivamente. As coletas foram realizadas semanalmente até a colheita das vagens, usando aspirador motorizado (STIHL – modelo BG86C) por 30 segundos por ponto. Os insetos coletados foram levados para o Laboratório de Controle Biológico da Embrapa para triagem e identificação. Foram coletados 12.881 fitófagos, pertencentes a três ordens e quatro famílias, sendo 11.555 cigarrinhas-verde [Empoasca kraemeri (Cicadellidae)], 1.090 tripes (Thripidae e Phlaeothripidae) e 236 vaquinhas (Chrysomelidae). Os resultados mostram que a cigarrinha assumiu status de praga, isto é, ultrapassou o nível de controle (40 ninfas/ m2 por amostragem) em 42,9% das vezes no canteiro 1 e 85,7% no canteiro 2. As ilhas de VE reduziram a população de cigarrinhas nesse ponto amostral e a 2m, houve redução de tripes apenas na ilha e não houve interferência sobre a população de vaquinhas. Isso mostra que as ilhas de VE podem ter favorecido os inimigos naturais da cigarrinha, necessitando, contudo, de estudos mais conclusivos, com levantamento de inimigos naturais, e das pragas em outras épocas do ano e com variedades diferentes.


Palavras-chave


insetos fitófagos; cicadellidae; cultivo orgânico

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.