Sistematização de experiências sobre a percepção dos agricultores com relação ao ambiente em que suas propriedades estão inseridas.

Stéfanny Aparecida Ribeiro, Cristhiane Amancio, Vitor Borin, Fernando Igne Rocha, Guilherme Ramos, Mariella Camardelli Uzeda

Resumo


O Assentamento São José da Boa Morte, localizado na cidade de Cachoeiras de Macacu/RJ, abriga aproximadamente 400 famílias. A área total do assentamento foi dividida em oito glebas, cada uma com características endafoclimáticas diferentes, tais características são fatores climáticos importantes para a identificação da diversidade de sua produção agrícola, da variedade de espécies existentes, época de plantio e colheita de suas culturas agrícolas. Os moradores do assentamento, principal fator social deste, são agricultores familiares com intenso vínculo com o espaço natural que os rodeiam. A partir de observações feitas juntamente com os agricultores percebeu se que os mesmos tinham percepções interessantes sobre o ambiente que os rodeavam, eles observaram  que em áreas onde ocorria um uso intensivo de agrotóxicos o solo era resecado e observaram também que algumas espécies arbóreas existentes na propriedade em certa época do ano geravam produtos que eram vendidos e se tornavam uma fonte de renda extra pra a propriedade. As principais culturas agrícolas produzidas no assentamento são o “feijão Mauá, mandioca, milho, quiabo, maracujá, laranja, limão maxixe e inhame”, sendo também observado a presença de outras culturas menos expressivas na produção do assentamento que são exemplares arbóreos existentes na localidade. Para chegar a essas conclusões acima citadas foram feitos vários encontros entre agricultores, pesquisadores e técnicos da ATER como forma de triangular diferentes percepções sobre a mesma intervenção. Esse processo é estratégico quando se trata de planejar a apropriação de tecnologias por parte da agricultura familiar e garantir o efetivo potencial inovador. Nesse contexto a sistematização de experiências surge como uma forma de valorizar o saber e o processo de gestão desenvolvido pelos agricultores no seu cotidiano, ressaltando-se que o importante não é apenas o resultado atingido, mas especialmente, o caminho através do qual se chega a esse resultado.


Palavras-chave


Espécies arbóreas, princípios agroecológicos, agricultura familiar

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.