Monitoramento da assimilação de conhecimento contido na cartilha “Guia para o reconhecimento de inimigos naturais de pragas agrícolas”

Gustavo Torres dos Santos Amorim, Ana Cristina Garofolo, Natia Elen Auras

Resumo


A introdução de novas tecnologias e conhecimentos no sistema produtivo agropecuário é de extrema relevância para o desenvolvimento socioeconômico, sendo o curso uma das ferramentas de Transferência de Tecnologia mais utilizada.  O impacto da introdução de novas tecnologias é de extrema relevância ao segmento da agricultura familiar. Diante do desafio e importância da geração de inovações tecnológicas para a produção agropecuária, é imprescindível a execução de ações que resultem no acompanhamento da adoção das tecnologias e conhecimentos gerados, para, desta forma, cumprir com a missão de uma instituição como a Embrapa. Como objetivo principal desta pesquisa, procuramos verificar como a cartilha “Guia para o reconhecimento de inimigos naturais de pragas agrícolas”, produzida pela Embrapa Agrobiologia, tem favorecido a disseminação do conhecimento nela contido. Através de questionários semiestruturados foram realizadas entrevistas considerando dois universos de pesquisa: os que participaram do curso presencial e receberam a cartilha durante o evento e os que apenas receberam a cartilha sem a ministração do curso. Resultados preliminares mostram que todos os usuários da cartilha reconhecem a importância e a vantagem do uso de plantas atrativas de inimigos naturais para o controle de biológico de pragas agrícolas. Fica demonstrado na pesquisa que a cartilha além de oferecer a quantidade de conteúdos considerados necessários pelos entrevistados, possui facilidade no manuseio das informações ali descritas. Entretanto existem evidencias de que a explicação para o uso da cartilha, ministrada no curso presencial, é relevante para a assimilação e uso pleno deste conhecimento, visto que os respondentes apontaram apresentar um pequeno conhecimento prévio do assunto

Palavras-chave


Questionário semiestruturado; Curso; Monitoramento

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.