A INDISSOCIABILIDADE ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: PRÁTICAS DE ATUAÇÃO DO NÚCLEO INTERDISCIPLINAR EM AGROECOLOGIA DA UFRRJ

Larissa Aparecida da Silva Cabral, Cristhiane Amancio, Robson Amancio

Resumo


O princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão constitui uma estratégia metodológica de produção do conhecimento orientado pelo estímulo à participação social, pois considera diferentes aspectos epistemológicos como saberes cientificamente válidos. Neste sentido as práticas norteadoras do Núcleo Interdisciplinar em Agroecologia da UFRRJ em parceria com a Embrapa Agrobiologia, caracterizado pela interação pesquisadores, agricultores e outros atores da Sociedade Civil organizada no campo agroecológico possibilita uma abordagem mais dialógica de intervenção na realidade e de compreensão sobre o meio sociocultural no qual o debate por uma agricultura sustentável está inserido, possibilitando a criação de ambientes de interação e aprendizagem para estudantes, professores e agentes de ATER. Nas atividades desenvolvidas pelo NIA, tem sido possível experimentar recursos metolodológicos que fortaleçam a pesquisa-ação como método de pesquisa que não se descola da realidade empírica ao mesmo tempo em que permite ser espaço de ensino. Dentre estes, destacamos as Caravanas Agroecológicas e Culturais, as Excursões Científicas, a elaboração de materiais didáticos e cursos de formação. Estas atividades assumem uma dimensão que perpassam as institucionalidades da universidade e de centro de pesquisa, gerando nos territórios ambiente proprício à inovação.

Assim, pode-se concluir que nas práticas de atuação do Núcleo há indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão. Ainda que se reconheça que cada um destes parâmetros constitui-se com uma essência distinta de práticas pedagógicas, sempre haverá momentos de intersecção entre eles. Esta intrínseca relação entre os diferentes campos do saber oxigena a produção do conhecimento ao permitir a aproximação entre os atores envolvidos no NIA e a sociedade. Ao mesmo tempo, proporciona vivências que estimulam novos questionamentos sobre a realidade e despertam para a busca de novos conhecimentos científicos.

 

 

 


Palavras-chave


Agroecologia; pesquisa-ação; participação social.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.