Análise fitossociológica de plantas espontâneas no cultivo orgânico do feijão vagem, em função da cobertura, adubação e inoculação.

Jucielle Rocha Ferreira, Nilcileny da Silva Batista, José Antonio Azevedo Espindola, Ednaldo da Silva Araújo, José Guilherme Marinho Guerra

Resumo


Em agricultura orgânica, a adubação e o uso de cobertura morta são amplamente utilizados de forma a garantir ou recuperar a fertilidade e as condições físicas dos solos, promover a ciclagem de nutrientes, além de provocar a modificação na população de plantas espontâneas. As espécies espontâneas podem acarretar prejuízos às culturas de interesse econômico. No entanto, os efeitos negativos causados pela competição por água, luz, oxigênio e nutrientes podem ser atribuídos a uma resultante total de pressões ambientais. Por outro lado, as plantas espontâneas podem também promover efeitos de cobertura, produção de biomassa e ciclagem de nutrientes. A partir da hipótese de que o uso de cobertura e a fertilidade do solo influenciam a população espontânea, contribuindo para o seu manejo, o trabalho objetivou avaliar os efeitos da cobertura com Gliricídia sepium, adubação com torta de mamona e inoculação com rizóbio estirpe BR 322, sobre a comunidade espontânea na cultura do feijão vagem cv. Novirex. O experimento foi conduzido na “Fazendinha Agroecológica Km 47”, no município de Seropédica - RJ. O delineamento experimental foi de blocos ao acaso, em esquema fatorial 2 (inoculação) x 3 fertilizantes orgânicos), com 6 tratamentos e 3 repetições. Os tratamentos relativos à inoculação foram presença e ausência de inoculante, enquanto os tratamentos relativos a fertilizantes orgânicos envolveram cobertura morta com gliricídia, aplicação de torta de mamona e testemunha. A cultura avaliada foi feijão vagem cv. Novirex. A densidade de semeadura foi de 8 sem.m-1. A área da parcela foi de 3 x 4 m, com 7 linhas. Foram avaliados parâmetros de frequência, densidade, dominância e índice de valor de importância (IVI) para as plantas espontâneas. Foram identificadas 36 espécies de 12 famílias, com destaque para a família Cyperaceae, sendo a Cyperus rotundus L. a espécie mais significativa, com um IVI de 140,08. As informações contribuirão para o manejo racional das plantas espontâneas.


Palavras-chave


fitossociologia; plantas espontâneas; feijão vagem

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.