Construção de vetor recombinante para avaliação da expressão do gene pdC de Gluconacetobacter diazotrophicus

Bruna Ferreira Ferreira Neves, Patrícia Gonçalves Galvão, Luc Felicianus Marie Rouws, Stefan Schwab, José Ivo Baldani, Marcia Soares Vidal

Resumo


Trabalhos anteriores envolvendo a obtenção e seleção de mutantes defectivas para a produção de auxina em Gluconacetobacter diazotrophicus indicam que a principal rota de biossíntese deste fitohormônio nesta bactéria diazotrófica é a via do Indol-3-Ácido Pirúvico (IPyA). A enzima responsável pela segunda etapa desta rota em que ocorre a descarboxilação do IPyA gerando o Indol-3-Acetaldeído (IAAld) é a indol-3-piruvato descarboxilase. O gene que codifica esta enzima, o ipdC, não foi identificado no genoma de G. diazotrophicus; no entanto, foi identificada uma ORF (GDI_0172) com alta identidade (70%) ao gene que codifica a piruvato descarboxilase de Zimobacter palmae. Diante disso, o presente trabalho teve por objetivo gerar uma fusão transcricional entre a sequência promotora do gene pdC de G. diazotrophicus e o gene repórter gfp para acompanhar a atividade transcricional do gene pdC na estirpe PAL5 de G. diazotrophicus. A fusão transcricional foi obtida pela amplificação por PCR da sequência promotora de pdC empregando e, posterior clonagem no vetor pGEM®-T Easy. Após confirmação desta clonagem por análise de restrição com as enzimas EcoRI, SphI e BglII e sequenciamento, o fragmento correspondente ao promotor pdC foi subclonado ao vetor pHRGFPTC obtendo-se a construção ppdCGFP. No momento esta construção está sendo mobilizada para a estirpe PAL5 para a obtenção da estirpe a ser utilizada nos ensaios de expressão gênica.

Pretende-se empregar essa construção para analisar da expressão do gene repórter gfp sob controle do promotor do gene pdC de G. diazotrophicus em condições de cultivo que favoreçam a produção de auxina, bem como, durante o processo de interação planta-bactéria e seu futuro estudo da expressão gênico deste gene em condições de cultivo que favoreçam a produção de auxina, bem como, durante o processo de interação planta-bactéria.


Palavras-chave


Auxina; Piruvato descarboxilase; GFP.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.