Avaliação da inoculação com a estirpe fluorescente AD1 de Pseudomonas spp. em mudas de chicória cultivadas em substrato constituído de vermicomposto e “fino de carvão vegetal”

ISRAEL OLIVEIRA RAMALHO, Vânia Márcia Veludo Bento, Jéssica Ferreira Lourenço Leal, Thaís Costa Paula, Anelise Dias, Norma Gouvêa Rumjanek, Raul de Lucena Duarte Ribeiro

Resumo


Uma limitação para a produção de olerícolas orgânicas é a formação de mudas em bandeja de boa qualidade. Como o uso de fertirrigação com adubos solúveis não é permitido, o substrato deve garantir a demanda por nutrientes até o transplantio das mudas. O enriquecimento de substratos com compostos orgânicos ricos em N e P pode resultar em níveis altos de condutividade elétrica. A inoculação com bactérias promotoras de crescimento vegetal BPCV pode favorecer o crescimento das mudas ao evitar o estresse derivado da salinidade e deficiência nutricional. Este trabalho teve como objetivo avaliar o desempenho da inoculação com a estirpe fluorescente AD1 de Pseudomonas spp. na cultivar Escarola Lisa (ISLA, Porto Alegre, RS) de chicória (Cichorium endívia) cultivada em substrato a base de vermicomposto de esterco bovino e fino de carvão vegetal ao qual foram adicionadas doses de torta de mamona TM. O experimento foi conduzido em casa de vegetação utilizando-se bandeja de mudas com 12 células em blocos ao acaso com quatro repetições. Cinquenta mililitros de suspensão de células da estirpe AD1 cultivada em meio King B sólido foram usados na rega de cada bandeja aos 7 e 14 dias após a semeadura (DAS). O vermicomposto foi enriquecido com TM nas concentrações de 0, 5, 10, 20 e 40 mL.L-1. As mudas foram coletadas aos 23 DAS e foram avaliadas as massas de matéria fresca e seca da parte aérea, raízes e total. A inoculação promoveu aumento nos parâmetros analisados, exceto massa fresca de raízes. O maior crescimento de mudas foi observado nos tratamentos com 0,5 e 1% de TM onde a inoculação promoveu um aumento de até 30%. Nas concentrações mais elevadas de TM, observou-se um crescimento limitado das mudas que, no entanto, foi minimizado pela inoculação. A inoculação com a estirpe AD1 é um coadjuvante potencial para a produção de mudas orgânicas de chicória ao mitigar os efeitos deletérios da TM em elevadas concentrações e facilitar a absorção de nutrientes.


Palavras-chave


: promoção de crescimento, torta de mamona, sistema orgânico

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.