Seleção de bactérias solubilizadoras de fosfatos e fixadoras de nitrogênio dos gêneros Herbaspirillum e Azospirillum para inoculação em plantas de arroz.

mayan blanc amaral, Esdras da Silva, Vera Lúcia Divan Baldani

Resumo


A aplicação indiscriminada de adubos nitrogenados e fosfatados, visando o aumento de produtividade das culturas, tem elevado os custos de produção e proporcionado um aumento na poluição ambiental. Uma das possíveis alternativas para a amenização deste problema seria a utilização de Bactérias Promotoras de Crescimento Vegetal (BPCV) como as bactérias diazotróficas e as solubilizadoras de fosfatos na forma de biofertilizantes. Na tentativa de contribuir para a sustentabilidade agrícola, objetivou-se nesse trabalho:selecionar e aplicar bactérias diazotróficas e solubilizadoras de fosfatos utilizando plantas de arroz como modelo.

O experimento foi realizado em casa de vegetação, sob condição não-estéril, localizada na Embrapa Agrobiologia,Seropédica - RJ. O delineamento foi em blocos casualizados com quatro repetições, em arranjo fatorial 5x3x3.Com 5 tratamentos de inoculação(sem inoculação,A.brasiliense-Sp245,H.seropedicae-ZAE 94,H18 e mistura das 3 bactérias), 3 variedades de arroz(BRS Sertaneja,BRS Pepita e IR42) e 3 doses de nitrogênio(0kgN/ha,60kgN/ha e 120kgN/ha).O experimento será conduzido até a maturação completa dos grãos e as variáveis a serem analisadas serão:Massa verde e massa seca da parte aérea,N-total da parte aérea,numero de perfilho e produção de grãos.Espera-se que nesta pesquisa,possa ser observado se há interação entre variedade x estirpe x e dose de nitrogênio.Se houver,esta será levada a campo para avaliar a eficiência agronômica desta interação.

 

 

Linha de Pesquisa: Fixação Biológica de Nitrogênio

Categoria da bolsa/estágio :iniciação científica

Datas de Apresentação:

15/10 – Segunda-feira,tarde

16/10 – Terça-feira,manhã

 


Palavras-chave


Fixação biológica de nitrogênio; Oryza sativa.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.