Mapeamento do Público atendido pela Transferência de Tecnologias da Embrapa Agrobiologia no ano de 2011.

Leonardo Lopes da Silva

Resumo


Este trabalho apresenta uma análise do mapeamento do público atendido pelo setor de Transferência de Tecnologias (TT) no ano de 2011durante os eventos de comunicação e extensão rural. Estes eventos estão voltados à promoção do desenvolvimento rural sustentável, através da apresentação, capacitação e acompanhamento da adoção de novas tecnologias, produtos ou processos para o meio rural. Estes eventos foram Dias de Campo, Reuniões Técnicas, Cursos e Palestras para agricultores, estudantes, professores, pesquisadores e agentes de assistência técnica e extensão rural. Entendendo a transferência de tecnologias como o processo de desenvolvimento de aplicações práticas a partir dos resultados de pesquisas, se faz importante transmiti-los de forma apropriada para que o público-alvo seja de fato beneficiado por tais inovações tecnológicas. Dessa maneira, o mapeamento do público atendido pelo setor de TT exerce um importante papel para o alcance do objetivo, através do aperfeiçoamento das ações de comunicação rural por meio de metodologias apropriadas para cada publico, as quais se buscam conhecer melhor o perfil e as necessidades dos interessados pelas tecnologias apresentadas. Observou-se na pratica que a metodologia de TT adotada não estava de acordo com a demanda pedagógica de cada publico alvo, como revelam os dados da pesquisa onde o Dia de Campo (DC), principal recurso utilizado, apresentando 85% (45) dos eventos realizados, contemplou apenas 211(16,4%) agricultores e 24 (1,86%) extensionistas. Como a maior parte dos visitantes (591) foram da comunidade acadêmica o DC não é a metodologia que melhor se enquadra, já que ela pressupõe a demonstração prática das tecnologias apresentadas e capacitação dos interessados na adoção das mesmas. A não atenção para esses quesitos podem culminar na perda da qualidade das ações de TT, e consequentemente ao não alcance dos objetivos que uma empresa como a Embrapa tem perante o desenvolvimento da agricultura sustentável brasileira. Estudos da carteira de eventos são importantes para o planejamento de ações futuras, reavaliação metodológica da prática de intervenção e melhoria no processo de atendimento do nosso público alvo, tal como tem ocorrido ao longo de 2012.


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