Dupla inoculação de sementes de feijão-de-porco e mucuna cinza com estirpes de Rizóbio e Fungos Micorrizicos Arbusculares (FMAs).

Thayane Aguiar Deco, Igor Pereira Meireles, Bárbara Fernanda da Silva, José Guilherme Marinho Guerra, José Antônio Azevedo Espíndola, Ednaldo da Silva Araújo

Resumo


Há um grande investimento em pesquisas relacionadas à adubação verde, principalmente em sistemas orgânicos de produção. Diversos trabalhos têm sido conduzidos buscando a adaptação e o desenvolvendo novas técnicas, a fim de otimizar seus benefícios e torná-la mais acessível aos pequenos agricultores. Nesse contexto, a inoculação de sementes de leguminosas com rizóbios e Fungos Micorrizicos Arbusculares (FMAs) pode incrementar a produção de biomassa das leguminosas e aumentar a eficiência de colonização por FMAs nas culturas plantadas em sucessão, contribuindo para aumentar sua produtividade. Diante do exposto, o presente trabalho tem como objetivos determinar a dose mais adequada de inoculante micorrízico e avaliar o efeito da dupla inoculação de sementes de feijão-de-porco e mucuna cinza com estirpes de rizóbio e FMAs nas produtividades da batata-doce e da mandioca, plantadas em sucessão. Serão instalados dois experimentos de campo, um na área experimental da Embrapa Agrobiologia e outro em uma unidade de produção familiar em Seropédica, RJ. Os tratamentos consistirão em diferentes doses de FMAs (250, 500, 1000 e 2000 esporos por metro linear) com presença ou ausência de estirpes de rizóbios pré-selecionadas.  Após o manejo da leguminosa, no primeiro experimento será realizado o plantio de batata-doce e no segundo, o plantio de mandioca. Nos dois experimentos, serão avaliadas a percentagem de colonização micorrízica e a produção de biomassa, acumulação de nutrientes pelas leguminosas adubo e a produtividade da cultura em sucessão.

Datas:

15/10 – Segunda-feira tarde

19/10 – Sexta-feira tarde


Palavras-chave


inoculante, adubação verde; batata-doce e mandioca

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.