Desenvolvimento e aplicação de metodologia para estudo da transferência de N dos adubos verdes para cultura de interesse econômico.

Bárbara Fernanda Silva, Igor Pereira Meireles, Thayane Aguiar Deco, José Antônio Azevedo Espíndola, José Guilherme Marinho Guerra, Ednaldo da Silva Araújo

Resumo


O nitrogênio aplicado ao solo, na forma de adubação verde, pode ser absorvido pela cultura de importância econômica ou ser perdido, seja por lixiviação ou volatilização e, ainda, ser imobilizado no solo por ação microbiológica. Dessa forma, para que sejam otimizados os benefícios dos adubos verdes, há necessidade de se conhecer as taxas de transferência do N-adubo verde para as culturas de importância econômica. Entretanto, a metodologia mais utilizada para determinar essa eficiência é a técnica de diluição isotópica, que utiliza N sintético.  Esse N, por ser altamente solúvel, possui taxa de transferência muito superior ao alcançado a partir da decomposição do adubo verde. Assim, a liberação de N de forma tão dispare pode ocasionar erro na estimativa da contribuição da palhada dos adubos verdes quanto à transferência de N para as culturas. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo desenvolver uma metodologia que substitua o N sintético por N-adubo verde com alto enriquecimento em 15N (cerca de 10%). Esse experimento de campo será instalado na área experimental da Embrapa Agrobiologia. A cultura do milho será utilizada como planta teste. O milho será semeado em uma área de 600 m2 (20 x 30), onde serão delimitadas microparcelas de 4 m2. Os tratamentos consistirão de: 1) palhada de crotalária não marcada (150 kg ha-1)+ N-uréia com 10% átomos 15N excesso (15 kg ha-1); 2) ausência de palhada + N-uréia com 10% átomos 15N excesso (15kg ha-1), 3) palhada de crotalária não marcada (150 kg ha-1) + N-crotalária com 10% átomos 15N excesso (15 kg N ha-1); 4) ausência de palhada + N-crotalária com 10% átomos 15N excesso (15 kg N ha-1); 5) controle (palhada de crotalária com 3% átomos 15N excesso na dose de 165 kg N ha-1 (150 + 15 kg N ha-1). Por ocasião da maturação fisiológica dos grãos do milho, as plantas serão coletadas para determinação da biomassa e teores de N e 15N. Serão determinadas as taxas de transferência pela técnica convencional e pela técnica proposta no presente estudo.

Datas para apresentação:

17/10 – Quarta-feira tarde

19/10 – Sexta-feira tarde


Palavras-chave


diluição isotópica; adubação verde; leguminosas; transferência de 15N.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.