Influência das cinzas da queima de biomassa energética de capim-elefante como fonte de nutrientes.

Luis Cláudio Jordão da Cruz, Segundo Urquiaga, Bruno José Rodrigues Alves, Cláudia Pozzi Jantalia, Robert Michael Boddey

Resumo


O capim-elefante (Pennisetum purpureum Schum.), é uma Poaceae com alta capacidade de acumulação de biomassa, qualificada para sua utilização no ramo agroenergético, uma alternativa em virtude das preocupações climáticas, com a crescente queima de combustíveis de origem não renováveis, matriz energética atual.

Fontes não renováveis de energia são poluidoras, contribuindo para emissões de gases de efeito estufa e o aquecimento global. A queima de biomassa tem efeito cíclico na atmosfera, reciclando CO2 através da fotossíntese. Uma das atividades que mais demandam energia na agricultura é o consumo de insumos, demandando energia para síntese e transporte até seu destino final no campo.        O capim-elefante possui grande capacidade fotossintética, otimizando o uso da água, luz e nutrientes, podendo ter diferentes fins agroenergéticos. Para queima, após sua combustão, parte é convertida em CO2, difundido para a atmosfera, e parte fica depositado em cinzas, tendo destino e descarte incertos.

O objetivo é avaliar a quantidade e tipos de nutrientes contidos nas cinzas obtidas pela combustão da biomassa, simulando a utilização dos resíduos de alto fornos, que atingem altas temperaturas, como fertilizante para a cultura.

As amostras sofrerão combustão a 800°C por volta de 12 horas e suas cinzas serão analisadas para quantificação dos nutrientes e se procederão a experimentos em casa de vegetação para observação das respostas da cultura à fertilização com essas cinzas.

Espera-se que as cinzas produzidas pela queima da biomassa podem conter quantidades significativas de nutrientes e propiciando utilização como fertilizante para a cultura.

Palavras-chave


Pennisetum purpureum; agroenergia; combustão.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.